domingo, 4 de novembro de 2007

Amplificador Emissor Comum

Amplificador Emissor Comum


Este circuito é designado EMISSOR COMUM pelo facto de, ao circularmos na malha de entrada, para se obter a equação referente ao sinal de entrada e ao circularmos na malha de saída para se obter a equação referente ao sinal de saída, o terminal do transístor que é comum nas duas circulações é precisamente o terminal do emissor, ficando este ligado à massa.


Se introduzirmos um sinal c.a. de pequena amplitude na base do transístor, este origina uma variação da tensão e corrente de base, o que provoca uma variação da corrente de colector, com a mesma frequência e com amplitude proporcional. Assim, o ponto de funcionamento do transístor deslocar-se-á para um e outro lado do PFR da recta de carga, consoante o sinal está no semiciclo positivo ou negativo.

PISCA PISCA COM LED´S

PISCA PISCA COM LED´S


Esta é uma montagem básica de electrónica que alem de servir para ilustrar o funcionamento de um transístor, pode ter sempre utilidade no domínio do modelismo, ou acoplado a outros circuitos descritos nesta página. o sinal aplicado aos led´s pode por exemplo comandar uma carga de potencia, fazendo accionar um pisca pisca de lâmpadas de 220Vol ou comandar qualquer outro circuito de potencia. A cadência das piscadelas pode ser alterada variando C1 e C2 que podem tomar valores entre 10 e 220 mF.



EMISSOR DE 27Mhz PARA FONIA OU COMANDO

EMISSOR DE 27Mhz PARA FONIA OU COMANDO

No esquema abaixo descreve-se um emissor de excelente estabilidade de funcionamento, largo alcance e reduzidas dimensões. Os maiores cuidados serão na escolha da antena que deve ser vertical telescópica e com a possibilidade de se ajustar num comprimento entre 25 e 110 cm (existem boas antenas no comércio para os 27Mhz) pois o alcance deste emissor dependerá em grande parte da qualidade da antena. TR1 trabalha como oscilador controlado por cristal, TR2 é o amplificador de potência. A potencia deste emissor atinge os 250mW. O cristal pode ser qualquer um na gama dos 27Mhz, todos os canais nesta banda de frequência podem ser experimentados pela respectiva troca do cristal, nada impede que se faça um comutador de cristais podendo assim o emissor dispor dos canais que se quiser na faixa dos 27Mhz. Este emissor pode empregar-se para voz (fonia) ou para telecomando, bastando para isso usar um ou outro modulador dos dois aqui descritos, no caso do modulador para telecomando a ordem a enviar é feita pelo premir do botão de pressão BP.

ESQUEMA DO EMISSOR



MODULADOR UTILIZADO PARA VOZ




MODULADOR UTILIZADO PARA RÁDIO CONTROLE
Neste caso a ordem é transmitida ao pressionar o botão de pressão BP





LISTA DE COMPONENTES



DETALHES DA CONSTRUÇÃO DAS BOBINES

L1- é feita enrolando 10 espiras de fio de cobre esmaltado 0,62mm enroladas num suporte com núcleo ajustável de ferrite com 8mm de diâmetro.
L2- Sobre L1 Enrola-se uma camada de fita adesiva transparente e sobre esta camada enrola-se no mesmo sentido de L1 três espiras de fio de cobre esmaltado de 0,50mm
L3- 12 espiras de fio de cobre esmaltado de 1,8mm de diâmetro enroladas no ar com diâmetro de 15mm e comprimento de 34mm.
AJUSTE DO EMISSOR

Para ajuste da frequência e alinhamento basta ligar provisoriamente uma lâmpada piloto de 6Volt/ 0,04Amp em série com uma resistência de 47 ohms entre a antena e a terra (negativo da alimentação). A máxima luminosidade da lâmpada indica-nos as melhores condições de oscilação e rendimento do emissor. Retirada a lâmpada e ligada a antena verifica-se o alcance do emissor que deve ser máximo quando ajustado convenientemente o comprimento da antena.