Contando um, dois, três, quatro, cinco em binário: 1, 10, 11, 100, 101.Os números binários tornam-se rapidamente muito longos quando a contagem aumenta tornando difícil a sua leitura visual. Felizmente raramente é necessário ler mais de 4 dígitos binários de cada vez em nos contadores digitais.
Bits, bytes e nibbles
Cada dígito binário é chamado bit, assim 10110110 é um número de 8 bits.Um bloco de 8 bits é um byte e pode ir até um número máximo de 11111111 = 255 em decimal. Os computadores e os microcontroladores de PIC trabalham com blocos de 8 bits. Dois (ou mais) bytes fazem uma palavra (word), por exemplo os PICs ao funcionarem com 16 bits (dois bytes) comportam o número máximo de 65535.Um bloco de 4 bits é um nibble ( metade de um byte!) e pode ter um número máximo de 1111 = 15 em decimal. Muitos circuitos de contagem trabalham com blocos de 4 bits porque este número é necessário para contar até 9 em decimal. (O número máximo com 3 bits é apenas 7 em decimal)
O Hexadecimal (chamado de forma frequente apenas “hex”) é a base 16 que conta com 16 dígitos. Começa com os dígitos decimais 0-9, continua então com letras A (10), B (11), C (12), D (13), E (14) e F (15). Cada dígito hexadecimal é equivalente a 4 dígitos binários, fazer a conversão entre os dois sistemas é relativamente fácil. Os sistemas com hexadecimal usão usados em PICs e sistemas digitais mas não são usados de forma regular em circuitos de contagem simples.
Exemplo: 10110110 binário = B6 hexadecimal = 182 decimal.
A tabela na direita mostra os 4 números de bit e seus valores do decimal.
Números com 4 bits
A = 1, “bit menos significativo” (LSB)
B = 2
C = 4
D = 8, “bit mais significativo” (MSB)
As etiquetas A, B, C, D são usadas regularmente em electrónica para representar os quatro bits:
O decimal codificado binário, BCD, é uma versão especial do 4 binário de 4 bits onde é restaurada a contagem a zero (0000) após a nona contagem (1001). É usado por contadores de década e convertido facilmente para indicar os dígitos decimais 0-9 em um segmento 7.Diversos contadores de década que usam o BCD podem ser inter ligados para contar separadamente decimais, dez, cem, e assim por diante. Isto é mais fácil do que converter números binários grandes (como 10110110) para indicar seu valor decimal.
Não confundir o BCD que está para o decimal binário com as etiquetas A, B, C, D usado para representar os quatro dígitos binários; é uma coincidência infeliz que as letras BCD apareçam em ambos!
Contadores
Todos os contadores necessitam “um sinal do pulso de disparo com onda quadrada (clock)” para fazer a contagem. Este é um forma de onda digital com transições entre baixo (0V) e alto (+Vs), como a saída de um circuito 555 astable. A imagem mostra um sinal do pulso de disparo que dirige um contador de 4 bits (0-15) com os diodos emissores de luz ligados para mostrar o estado do pulso de disparo e das saídas contrárias QA-QD (Q indica uma saída). O diodo emissor de luz no primeiro QA da saída pisca na metade da frequência do diodo emissor de luz do pulso de disparo. A frequência de cada estágio do contador é metade da frequência do estágio precedente. A observação como o QA da saída muda o estado cada vez que a entrada de pulso de disparo muda de alto para baixo (quando o diodo emissor de luz do pulso de disparo desliga), este é chamado “falling-edge”. Se verificarmos a próxima contagem pode ver-se que QB muda o “falling-edge” do QA, QC no “falling-edge” de QB e assim por diante.
Contador de décadase display de 7 segmentos
Excitador led 7 segmentos 4511
Circuitos Integrados Datasheets
Sem comentários:
Enviar um comentário