domingo, 21 de outubro de 2007

Electrónica Automóvel































Electrónica Automóvel


Os automóveis actuais não funcionam sem a ajuda dos circuitos electrónicos incorporados. O controlo de funcionamento dos componentes mecânicos, a verificação do seu estado, a ajuda ao condutor nas mais diversas funções são neste momento co-ajudadas por uma serie de circuitos, que visam sobretudo aumentar o nível de segurança e conforto de um automóvel.A electrónica automóvel é por isso uma área muito especializada, com esquemas específicos.

Ajuda Electrónica para estacionamento





Componentes
R1-10K 1/4W Resistor
R2,R5,R6,R9-1K 1/4W Resistors
R3-33R 1/4W Resistor
R4,R11-1M 1/4W Resistors
R7-4K7 1/4W Resistor
R8-1K5 1/4W Resistor
R10,R12-R14-1K 1/4W Resistors
C1,C4-1µF 63V Condensadores Electroliticos ou Polyester
C2-47pF 63V Cerâmico Capacitor
C3,C5-100µF 25V Capacitores Electroliticos
D1-Infra-red LED
D2-Foto Diodo Infra-Vermelhos
D3,D4-1N4148 75V 150mA Diodos
D5-7-LEDs (qualquer cor ou dimensão)
IC1-555 Timer IC
IC2-LM324 Low Power Quad Op-amp
IC3-7812 - 12V 1A Regulador tensão IC


Montagem
Este circuito foi projectado para estacionar o carro perto da parede da garagem. O diodo emissor de luz D7 ilumina-se quando a distância para a parede é aproximadamente 20 cm., D7+D6 ilumina-se aproximadamente 10 cm. e D7+D6+D5 aproximadamente 6 cm. O circuito alerta desse modo ao aproximar-se demasiado perto da parede.Todas as distâncias mencionadas podem variar, dependendo dos diodos emissores de luz transmissores e de recepções infravermelhos usados no circuito e são afectados na maior parte dos casos pela cor da superfície. Teste as distâncias em situações especificas.
Notas:
A fonte de alimentação deve ser regulada (daqui o uso de IC3) para tensões precisas da referência. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de alimentação, tendo uma tensão da saída da C.C. na escala 12-24V.
Diodos emissores de luz fora de 40mA; todos os diodos emissores de luz na fonte da C.C. 60mA @ 12V.
O diodo infravermelho D2 da foto, deve ser do tipo que incorpora um filtro ótico da luz solar: estes componentes aparecem em caixas plásticas pretas. Alguns deles assemelham-se aos transistor TO92: neste caso, anotar por favor que a superfície sensível é curva, não lisa.
Evitar o sol ou a luz artificial incida directamente em D1 & D2.
Se seu carro tiver para-choques preto, (pode incidir os diodos sobre uma área clara, chapas de matricula por exemplo).


Falso Alarme Automóvel


Este circuito coloca um led normal a piscar simulando um alarme activo no veículo, são apresentados dois esquemas um com o transístor ZVP2106 e outro com o 2N3906, os circuitos são semelhantes, apenas varia o valor da resistência de base.


Comutador automático luzes


Este circuito destina-se a mudar as luzes de máximos para médios automáticamente, assim quando o veículo circula e recebe luz em sentido contrário, se o condutor inadvertidamente circular em máximos, o circuito muda automáticamente as luzes para médios.





Q1 deve ser montado de forma a que aponte para uma linha sem obstáculos, deve ser colocado na parte dianteira do carro, .
Ajustar todos os potenciômetros para uma resposta apropriada testando numa estrada deserta.
S1 liga e desliga o circuito.
B1 refere a bateria do carro.
Antes de fazer este circuito tente adquirir o diagrama eléctrico do automóvel
A ligação A vai ao circuito do feixe elevado (máximos), B vai à terra comum do interruptor do farol e C conecta ao circuito baixo do feixe (médios).

Mostrador de Estado da Bateria




O circuito verifica o estado da bateria dando indicação se a bateria tem 12 Volts. A alimentação do circuito é fornecida por duas pilhas ou pode ser ligado a uma fonte de 3 Voltas obtida a partir do veículo.

Amplicador de áudio para carro 50W





O circuito é mono, para usar em dois canais estéreo é necessário montar dois canais. ATENÇÃO - O circuito em stereo consome 10 Amperes com dois canais, uma bateria normalmente tem uma carga de 60Ah, o uso com a viatura desligada pode descarregar rapidamente a bateria.A ligação deve ser executada a um circuito que permita os 10A com fio condutor com diâmetro que suporte a carga.Não ligue o circuito directamente à chave da viatura não suporta a carga. Não utilize impedâncias de altifalantes inferiores a 4ohm nem ligue altifalantes em paralelo de 4ohms, o Ci tem um circuito de protecção contra distorção.



Avisador de Luzes Ligadas



Este circuito destina-se a evitar que ao deixar o carro as luzes fiquem ligadas.



Temporizador Para-Brisa



Este circuito destina-se a intervalar o movimento do limpa para-brisa.


Sem comentários: