domingo, 21 de outubro de 2007

Domótica

Domótica
A domótica é um conceito que visa a automatização de edifícios, através do controlo e monitorização integrados dos diferentes sistemas de apoio à sua exploração.
Herdeira de boa parte da tecnologia de automação industrial, a domótica tem vindo a generalizar-se nos domínios da habitação doméstica e da hotelaria, sendo a sua presença cada vez mais comum também em superfícies comerciais e de serviços.
A domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra “Domus” (casa) com “Telemática” (electrónica + informática). São estes dois últimos elementos que, quando utilizados em conjunto, rentabilizam o sistema, simplificando a vida diária das pessoas satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu pretendia-se controlar a iluminação, condições climáticas, a segurança e a interligação entre os vários elementos. Nos nossos dias com a evolução da domótica, existem circuitos que controlam, verificam, comparam as mais diversas funções todos com o objectivo de automatizar o ambiente doméstico. Na área da Home Automation, a interligação dos diversos circuitos, sensores ou automatismos estão quase sempre centralizados. Existem no entanto alguns circuitos que funcionam ou podem funcionar de forma autónoma .
Áreas de domótica:
Detecção de intrusão;
Controlo de iluminação;
Segurança e controlo de fugas água e gás;
Alarmes médicos;
Controlo remoto;
Domoporteiro;
Monitorização remota alarmes;
Controlo de climatização;
Ligação e controlo via Internet;
Ligação e controlo via GSM;
Controlo de acessos.
Circuitos Domóticos
Vamos colocar alguns circuitos não só para funcionar directamente com o pc através das portas de comunicação mas também circuitos autonomos, este conceito de casa inteligente varia em função do espaço que se pretende automatizar.
O circuito de automação mais conhecido e mais divulgado é o X10 , existindo um sem número de aplicações, software e hardware para este tipo de home automation. Existe no entanto um kit da velleman o K8000 que permite uma ligação directa ao pc, é por isso uma pc board. A vantagem deste circuito, é que permite a ligação a uma série de circuitos comuns, permitindo o controlo não só através de software mais ou menos sofisticado ou apenas através de uma simples folha de Excel.

Sem comentários: